quinta-feira, 21 de abril de 2016

Tendências da cloud computing

Sabemos que a cloud já é usada hoje para uma variedade de propósitos: backup, data mining, virtualização de servidores etc. A cada ano, a popularidade do cloud computing aumenta. Aqui, o que Tiffani Bova, vice-presidente de vendas e estratégia do Gartner acredita que irá acontecer:
  • A computação na nuvem será cada vez mais ágil, escalável e com custo/benefício interessante, o que fará dela a plataforma principal para a nova geração de negócios, baseada em dispositivos móveis, redes sociais e Big Data. Deixará de ser a solução high end para aquelas empresas com grande volume de processamento de dados e se tornará o ponto de partida de todas elas. Novas empresas já nascerão na nuvem.
  • 25% das empresas perderão mercado. A estimativa, Tiffani Bove explica, é resultado de duas palavras: incompetência digital. Hoje em dia, todas as empresas são de alguma forma digitais. Mas enquanto algumas pensam em expandir produtos e serviços via cloud, esquecem-se de que o foco está na geração de negócios. Bove acredita que muitas vão se perder nessa equação e, em consequência, perderão mercado.
  • Somente este ano, o Gartner prevê que 2,5 bilhões de dispositivos móveis chegarão ao mercado, entre notebooks, tablets e smartphones. O uso profissional desses equipamentos representa um desafio para as empresas, que precisam incorporá-los no dia a dia dos funcionários sem comprometer a segurança dos dados. E que esses dados possam ser acedidos a qualquer hora, de qualquer lugar. É um problema que o cloud computing resolve, com eficiência e segurança. O futuro será cada vez mais “móvel” e cloud-dependente, resta às empresas adaptarem-se !

Sem comentários:

Enviar um comentário