sábado, 7 de maio de 2016

BIG DATA

Como o termo indica, Big Data significa uma grande quantidade de dados, complexos, onde os meios como estes dados são tratados são diferentes dos usados tradicionalmente. Hoje em dia, com o crescimento dos dispositivos ligados à Internet, IoT, os sensores de informação, as redes sociais, a informação que hoje em dias capturamos é enorme. Esta quantidade de dados é tão grande, que coloca um enorme desafio aos profissionais de IT, pela forma de a trasportar, de a arquivar e de a tratar.

Alguns exemplos do fenómeno Big Data:

. Um motor de um avião, por exemplo, pode gerar um volume de dados de cerca de 10TB a cada 30 minutos de funcionamento. Com cerca de 25 000 voos diários, a indústria aeronáutica pode gerar petabytes de informação por dia.... apenas de dados relativos aos motores dos aviões!

. Apesar de a rede social Twitter apenas permitir mensagens até 140 carateres o volume diário de informação gerada já se aproxima dos 10TB, o que também são alguns petabytes por ano. No caso do Facebook, diariamente são gerados cerca de 500TB de dados!

Fonte: Introdução ao Cloud Computing (IaaS, PaaS, SaaS, Tecnologia, Conceito e Modelos de Negócio) António Miguel Ferreira

São estes dados, de formatos, tamanhos e natureza diferentes, em grandes quantidades, que são chamados Big Data. Devido a esta quantidade de dados, as tecnologias têm evoluído bastante de modo a acompanhar esta quantidade de dados.
Onde é que estes dados são guardados? Na Cloud!

Sem comentários:

Enviar um comentário